Pulgas

Construsul Dedetização Porto Alegre Zona Norte

Construsul Dedetizadora de Pulgas – Ligue Agora!

Serviço de Dedetização de Pulgas Zona Sul e Empresa de Dedetização de Pulgas Zona Norte. Rio Grande do Sul.

Ligue Direto: 3342-8908 – Email: construsulportoalegre@hotmail.com



Introdução a Biologia das Pulgas

Distribuição Geográfica

Encontram-se em todas as partes do mundo, sendo, portanto, chamadas de cosmopolitas.

Características

São insetos pequenos ( 1 a 8,5 mm de comprimento), de cor castanho-escura e corpo achatado lateralmente ( para facilitar a locomoção entre os pêlos). Não têm asas, no entanto seu último par de patas está adaptado para saltar de 17 a 20 cm verticalmente e de 35 a 40 cm horizontalmente.


Pulgas – Histórico

Chegando pela Península Itálica, em 1348, essa doença afligiu tanto o corpo, quanto o imaginário de populações inteiras que sentiam a mudança dos tempos por meio de uma manifestação física. Assim como a Aids, a peste negra foi considerada por muitos um castigo divino contra os hábitos pecaminosos da sociedade.

O contato humano com a doença desenvolve-se principalmente pela mordida de pulgas ou pela transmissão aérea. Em sua variação bubônica, a bactéria cai na corrente sangüínea, ataca o sistema linfático provocando a morte de diversas células, e cria dolorosos inchaços entre as axilas e a virilha. Com o passar do tempo, esses inchaços, conhecidos como bubões, se espalham por todo corpo. Quando ataca o sistema circulatório, o infectado tem uma expectativa de vida de aproximadamente uma semana.

Além de atacar o sistema linfático, essa doença também pode atingir o homem pelas vias aéreas atacando diretamente o sistema respiratório. Essa segunda versão da doença, conhecida como peste pneumônica, tem um efeito ainda mais devastador e encurta a vida do doente em um ou dois dias. Em outros casos, a peste negra também pode atingir o sistema sangüíneo. Desprovida de todo esse conhecimento científico sobre a doença, a Europa medieval explicava e tratava da doença de formas diversas.

Desconhecendo as origens biológicas da doença, muitos culpavam os grupos sociais marginalizados da Baixa Idade Média por terem trazido a doença à Europa. Alguns registros da época acusavam os judeus, os leprosos e os estrangeiros de terem disseminado os horrores causados pela peste negra. No entanto, as condições de vida e higiene nos ambientes urbanos do século XIV são apontadas como as principais propulsoras da epidemia.

Na época, as cidades medievais agrupavam desordenadamente uma grande quantidade de pessoas. O lixo e o esgoto corriam a céu aberto, atraindo insetos e roedores portadores da peste. Os hábitos de higiene pessoal ofereciam grande risco, pois os banhos não faziam parte da rotina das pessoas. Além disso, os aglomerados urbanos contribuíram enormemente para a rápida proliferação da peste. Ao chegar a uma cidade, a doença se instalava durante um período entre quatro e cinco meses.

Depois de diversas vidas serem tiradas pela doença, esses centros urbanos ficavam abandonados. Os que sobreviviam à doença tinham que, posteriormente, enfrentar a falta de alimentos e a crise sócio-econômica instalada no local. Por isso, muitas cidades tentavam se precaver da epidemia criando locais de quarentena para os infectados, impedindo a chegada de transeuntes (pessoas que andam sem destino) e dificultando o acesso aos perímetros urbanos. Sem muitas opções de tratamento, os doentes se apegavam às orações e rituais que os salvassem da peste negra.

Estudiosos calculam que cerca de um terço de toda população européia teria sucumbido ao terror da peste. Outra doença relacionada às pulgas e que muito aterrorizou a história humana, principalmente na segunda guerra mundial, foi o tifo. Atingia particularmente os exércitos em campanha e as populações prisionais.
Alguns historiadores acreditam que foi o Tifo a doença misteriosa que atingiu Atenas no século de Péricles (430 a.C), um evento associado ao declínio dessa grande cidade-estado.

Uma das epidemias mais importantes foi aquela que atingiu Napoleão Bonaparte e a sua Grande Armée na sua campanha de invasão da Rússia, em 1812. Durante a retirada das suas tropas após a destruição de Moscou pelos russos, as tropas de Napoleão foram reduzidas de 600.000 a 40.000 mais devido ao Tifo e ao frio que às tropas inimigas.

As medidas higiênicas militares, hoje parte importante da disciplina de todos os exércitos, foram introduzidas pelos franceses em reação à mortalidade pelo Tifo. A obrigatoriedade de raspar a barba e cortar o cabelo rente foi uma medida inicialmente usada nos soldados e visava erradicar as pulgas transportadoras da infecção. Antes de se descobrir que a higiene e a limpeza das roupas reduziam as mortes por tifo, a higiene não era grande preocupação para os oficiais. Devido a estas medidas, durante a primeira guerra mundial na frente ocidental quase não houve mortes por Tifo, enquanto na frente oriental, após a quebra de autoridade que se seguiu à Revolução de Outubro na Rússia Czarista, três milhões de pessoas morreram da doença.


Hábitos das Pulgas

As pulgas adultas são hematófagas obrigatórias, ou seja, alimentam-se exclusivamente do sangue retirado de seus hospedeiros, os quais são aves e mamíferos, incluindo os humanos. Devido a essa relação de prejuízo para o hospedeiro (que tem seu sangue sugado) e de vantagem para a pulga (que se alimenta do sangue do hospedeiro, prejudicando-o), este inseto é considerado um parasita, que, por viver na parte externa do corpo do hospedeiro, é chamado de parasita externo ou ectoparasito.

Durante a fase larvária possuem hábitos de vida livre. Algumas espécies apresentam um hospedeiro específico; outras, embora apresentem hospedeiros preferenciais, podem sugar outros animais, daí sua importância na transmissão de doenças.


Espécies mais Importantes de Pulgas e onde Vivem

As espécies mais importantes de pulgas são:

Pulex irritans

É a que mais a ataca o homem, porém pode se alimentar também do sangue de outros hospedeiros.

Xenopsylla cheopis

É a pulga dos ratos domésticos, principal transmissora da peste bubônica (também conhecida como “peste negra”)

Tunga penetrans

Conhecida popularmente como “bicho-de-pé. Porco, homem, cão e gato são seus principais hospedeiros. Em geral, penetra o pé do homem, causando coceira e podendo transmitir outras doenças, como tétano e micoses.

As pulgas podem viver em dois ambientes:

1) No hospedeiro (maioria das espécies), podendo ser encontradas em dois lugares:

– Nos pêlos, alimentando-se intermitentemente: Xenopsylla spp., Ctenocephalides spp., Polygenis spp.

– Na pele, onde penetram todo o corpo e alimentam-se permanentemente: Tunga sp.

2) Fora do hospedeiro (ninho), procurando-o apenas para hematofagia: Pulex irritans.


Dedetização Porto Alegre


Construsul Dedetização Porto Alegre Zona Norte – Pulgas 

Pulgas 

3094-2083 / 99802-4242

construsulportoalegre@hotmail.com

dedetizadora, maquina de dedetização, quanto custa dedetizar uma residência, qual o valor de uma dedetização, como fazer descupinização, controle de baratas, dedetização de ratos quanto custa, dedetização zona norte, tipos de cupins, exterminador de ratos, dedetização salvador, firma de dedetização, como dedetizar cupim, veneno dedetização, como exterminar cupins de madeira, dedetização contra aranhas, cupim de madeira seca como eliminar, empresa desratização, quanto custa dedetização de baratas, preço dedetização cupim, dedetizadora, preço para dedetizar, dedetizadora cupim, controle pragas, desratização zona leste, veneno para cupim de solo, quanto custa dedetizar um apartamento, controle de formigas, dedetização ou detetização qual o certo, como abrir uma empresa de dedetização, dedetizadora 24 horas, quanto custa um dedetizador, como acabar com os ratos, desratização como funciona, dedetizadora de pulgas, quanto custa dedetização ratos, dedetizadora de baratas, veneno para dedetizar ratos, veneno para dedetização de ratos, os cupins onde comprar pulverizador para dedetização, dedetização abc, valor da dedetização, dedetização detetização, dedetização gel, quanto custa desratização, qual o melhor veneno para dedetização, como abrir uma empresa dedetizadora, desratização e desinsetização


Peça orçamento online em nosso site

[contact-form-7 id=”5″ title=”Formulário de contato 1″]

dedetizacaoportoalegrezonanorte.com  – dedetizacaoportoalegrezonasul.com

Pulgas
Rolar para o topo